sexta-feira, 3 de junho de 2016

Não foque na crise, foque na solução!

Oi gente, tudo bem? Já que hoje é dia do Profissional de RH, compartilho com vocês uma redação que fiz na faculdade a umas duas semanas atrás... 

"A algum tempo pelo mundo a fora, fala-se muito em crise, principalmente política e econômica. Mas, percebe-se no meio de todo burburinho que as pessoas também estão em crise. Tudo muda muito rápido e quem não está apto a acompanhar toda esta mudança, passa de ser vivente para um ser sobrevivente. As coisas mudam em um estalar de dedos e isso tudo é fruto também da sede pelo futuro que ainda não chegou, mas está bem próximo e precisa encontrar pessoas e empresas bem resolvidas. 

Os recursos estão bem escassos em todos os sentidos. Nas empresas, as equipes estão enxutas, os gastos bem limitados e, reter talentos em um mercado tão competitivo está ainda mais difícil. Todos esses fatores, fizeram com que os gestores e administradores, repensassem suas formas de atuação. Cortar pessoas, não é mais a melhor escolha ou a menos não deveria ser, contratar novas pode também não ser. Então o que seria viável? 

Desenvolver os colaboradores parece uma solução bem assertiva em um momento onde a eficiência impera. Não importa o ramo de atuação, desenvolver pessoas sempre será sinônimo de bons resultados. O comportamento humano nunca esteve tão em evidência e desenvolvê-lo, faz com que a empresa tenha melhores funcionários, melhores ideias, diferenciais e o engajamento de todos num mesmo objetivo.

Se analisarmos o contexto atual, o acompanhamento de carreira encontra-se deficiente. De um lado, há a dificuldade de as pessoas se adaptarem a nova realidade de mercado e, em contrapartida, há também a dificuldade das empresas entenderem que corte de pessoas traz um alívio periódico pois, a equipe terá que trabalhar com mais intensidade e com mais pressão, fazendo com que muitos não aguentem gerando atestados, insatisfações e desligamentos não planejados. 

É hora de pararmos e pensarmos um pouco mais que o de costume. É tempo de ter empatia e pensar fora da caixa. A pergunta é, de que forma podemos ser melhores? Zona de conforto é pra quem não quer evoluir e isso vale para todos. É bem como já ouvi por aí, quem não faz gestão faz pressão!"


Um beijo!

4 comentários: