quarta-feira, 18 de junho de 2014

As fotos 3x4 para identidade!


Ontem, depois de quase nove anos casada é que fui fazer a minha nova identidade. E por livre e espontânea pressão de alguém que disse: se você não fizer hoje vai perder o negócio. E isso não é desleixo, eu explico! rsrs

Eu estava esperando chegar o dia em que a coragem fosse maior que eu pra tirar novas fotos 3x4. Estava esperando o dia em que eu me sentisse a pessoa mas linda do mundo, mais fotogênica e mais tudo. 

E não sei vocês. Mas eu sou do tipo que torço pra não pedirem este documento porque mostrar "aquela" foto dá até um frio na espinha. Jesuis, que tortura! rsrs Por isso acho que a gente deveria poder escolher a foto 10x15 mais linda que temos em casa! haha


Antes de sair, dei uma pesquisada na internet pra saber quais eram as dicas e exigências pra tirar as fotos 3x4 tão temidas. Passei uma maquiagem leve, arrumei o cabelo bem bonitinho, coloquei um brinco de recém nascido, pra ser bem pequeno mesmo, escolhi pra parte de cima verde militar pra combinar com a cor da cédula, e lá fui eu. 

Quando cheguei, o moço olhou pra mim e disse: tira tudo! Brinco, cabelo... Eu disse? Tá, tirar o cabelo? Ele reforçou que era só da testa. 


Eu fiquei chocada porque como assim tirar o cabelo da testa? Eu uso franja exatamente pra escondê-la. Como tirar o brinco se era pra dar aquele tchan na foto? E que história é essa do governo querer saber como é minha testa se ele nem sabe como vivo, se estou bem, se passo fome, se tenho emprego, se consigo vaga em creche. Algo de errado não está certo. Mas tá, tirei as fotos e até que não ficaram tão ruim não, isso por conta da maquiagem e da roupa bem escolhida (e também pra quem era estava ótimo). 

Então, pra evitar algumas surpresas, quero dar algumas dicas pra vocês!

- Se está enrolando por séculos, faz favor, vai logo porque o máximo que conseguem fazer é te entregar em 5 dias úteis diante de uma taxa de R$35,00. E não deixa pra ir em janeiro senão você vai passar as férias na fila.

- Não espere o melhor dia! Pra fotos 3x4 não terá um melhor dia. Falo isso com experiência de quem já trabalhou em estúdio fotográfico. Nunca vi uma foto linda, até porque são tantas exigências que a pessoa deixa de ser a pessoa rsrs Ah, e na minha época o cliente ganhava um chaveiro pra colocar a foto e carregar por aí. Oi??? (cara de pânico).

- Escolha uma roupa mais escura pra não sumir no fundo branco, e verde militar fica ótimo já que combina com as cores do documento. O propósito é não te destacar muito pra não chamar a atenção dentro da carteira e na mão do atendente.

- Faça uma maquiagem leve e neutra pra esconder as imperfeições da pele e não use batom marcante, senão sua foto será só boca, e o objetivo não é este. Até porque identidade é algo que se faz sei lá, no máximo duas ou três na vida então procure caprichar.

- Não pode cabelo na testa, então vá ciente disso! E rabo de cavalo neste caso, vale só pra quem tem rosto fino senão, acaba deixando ainda mais redondo.

- Não precisa ficar carrancuda, dê um leve sorriso pra amenizar possíveis catástrofes na revelação. 

O lado bom é que hoje por ser digital, podemos pedir pra tirar várias vezes e escolher a melhor. Mas digo uma coisa, não vai pedir pra tirar cinquenta vezes, porque o número da foto na câmera pode até mudar, mas a pessoa fotografada é a mesma. Simples assim! rsrs



Um beijo!

2 comentários: